Maiores temperaturas são registradas em cidades entre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, segundo o Inmet, com alerta de risco de incêndios florestais e à saúde
O calorão previsto para essa semana deixou a região Centro-Oeste com alerta de grande perigo nesta sexta-feira (22), de acordo com o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet). Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, estão entre os locais que mais têm sofrido com as altas temperaturas. Algumas cidades ultrapassam os 40 °C, com alerta para risco de incêndios florestais e à saúde.
Nesta tarde (ontem, 25), as cidades de Barra do Garças, Rosário Oeste e a capital Cuiabá, em Mato Grosso, atingiram 40 °C. Já no Mato Grosso do Sul, as cidades de Terenos e Miranda, registraram 40,1ºC e 39,2ºC, respectivamente. Mas a sensação térmica chegou aos 48 °C.
Em Goiás, a maior temperatura foi registrada no município de Rio verde, com 38°C. A capital, Goiânia, registra, no momento, 36°C.
De acordo com o Inmet, ao contrário do Mato Grosso do Sul e Goiás, o Mato Grosso tem sofrido menos com a alta sensação térmica devido à incidência de chuvas na região, que deixa o ambiente mais úmido.
Em nova atualização sobre a onda de calor que atinge todo o país, o Inmet apontou ainda que as altas temperaturas devem permanecer até a próxima terça-feira e não mais até este domingo, como estava previsto ontem.
Na previsão do MetSul, o instituto chama atenção para o fato de que o Brasil será um dos lugares mais quentes do mundo neste fim de semana. No alerta, os meteorologistas afirmam que as máximas devem chegar a 42 e 44 graus no Centro Oeste e no Sudeste e a sensação de calor vai rivalizar com a experimentada nos desertos da Arábia Saudita , do Irã e do Iraque.
A onda de calor que passa por Mato Grosso do Sul fez 13 dos 79 municípios registrarem temperaturas máximas acima de 40ºC nesta segunda-feira (25), de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Porto Murtinho foi o município mais quente do dia, ao registrar 42,9ºC nos termômetros da estação meteorológica situada a 439 quilômetros da Capital. A cidade só ficou atrás de Cuiabá (MT), que teve máximas de 43ºC durante a tarde.
Segundo o relatório, Três Lagoas (42º), Água Clara (41,6), Corumbá (40,9), Fátima do Sul (40,5°), Itaporã (40,4°), Nova Andradina (40,4°C), Rio Brilhante (40,4°C), Angélica (40,3), Bataguassu (40,3) e Santa Rita do Pardo (40°C) compõem a lista dos locais mais quentes no estado.
CUIDADOS – A FEINTRAMAG recomenda Cuidados Essenciais para Enfrentar o Calor de 40 Graus no Trabalho.
Com as temperaturas escaldantes que têm predominado ultimamente, os trabalhadores na movimentação de mercadorias precisam estar atentos à sua saúde e bem-estar. Aqui estão algumas dicas essenciais para se proteger do forte calor:
1. Hidratação constante: Beba água regularmente, mesmo se não sentir sede. Manter-se hidratado é fundamental para evitar a desidratação.
2. Vestuário adequado: Use roupas leves e de cores claras para refletir o calor. Bonés ou chapéus podem proteger sua cabeça do sol.
3. Protetor solar: Aplique protetor solar de amplo espectro para proteger sua pele dos raios UV prejudiciais.
4. Descansos frequentes: Faça pausas regulares para descansar e se refrescar na sombra. Isso ajuda a evitar o superaquecimento.
5. Alimentação saudável: Opte por refeições leves e nutritivas. Evite alimentos pesados, que podem aumentar o desconforto no calor.
6. Conscientização: Esteja ciente dos sinais de exaustão pelo calor, como tontura, fraqueza e sudorese excessiva. Se sentir esses sintomas, pare imediatamente e procure ajuda.
7. Planejamento: Organize seu trabalho para evitar as horas mais quentes do dia, se possível. Priorize as tarefas mais pesadas nas horas mais frescas.
Lembre-se, sua saúde e segurança são fundamentais. Siga essas dicas para se proteger do calor intenso enquanto realiza seu trabalho com eficiência.
Fonte: O Globo e Campo Grande News
|